UM BLÁ BLÁ BLÁ SOBRE MIM

Ramon Nakamura. Ou RAYMON, como também sou conhecido no mundo dos games. Natural de Paranaguá, litoral do Paraná, uma cidade portuária com aproximadamente 200 mil habitantes. Foi lá, por volta dos 14 anos, que comecei meu relacionamento com o design.

Fui aprendiz na loja de fotografia do meu pai, iniciando o longo e contínuo processo de aprendizagem de edição de imagens com o Photoshop. Retoques em fotografias, restaurações de imagens antigas e danificadas, pequenas montagens e um valioso conhecimento de calibração de cor/luz/contraste adquiridos com a experiência do pai.

Em Curitiba, continuei os estudos na universidade, já decidido no curso de Design. A princípio, cursando Desenho Industrial na PUCPR, e logo então no curso de Bacharelado em Design na UTFPR – o antigo CEFET-PR, que foi promovido a primeira universidade tecnológica federal do país.

E então, tudo começou a acontecer:

UTFPR

O curso de Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem uma visão generalista que procura englobar métodos de estudo e produção tanto para o design gráfico quanto para o de produtos. Embora a preferência pelo primeiro, conhecer mais sobre a área como um todo foi fundamental para um maior desenvolvimento profissional.

Durante o curso, além das aulas técnicas e conceituais, tive também experiências com os enriquecedores NDesign, Encontro Anual de Estudantes de Design (que reúne designers de todo o Brasil durante uma semana repleta de troca de informações e conhecimentos). Também participei da organização de um RDesign, em 2008, que ocorreu na Ilha do Mel, litoral do Paraná. Um evento regional que serviu como um grande experimento para organização de grandes eventos.

XBOX MVP

PXB ou Portalxbox. Sim, Xbox, o videogame. Uma comunidade online de jogadores se formou no ano de 2005 e se tornou um dos mais importantes projetos do qual atualmente controlo. Estou na equipe do site desde o início, e lá consegui exercer trabalhos de design de uma forma colaborativa e muito diversificada. Em 2013, a comunidade se renovou completamente. Sob o slogan “AGORA SOMOS PXB”, comandei o completo redesign de toda a identidade visual, e hoje respondo como administrador do site, sendo o responsável direto pelas áreas de conteúdo, tecnologia e design da comunidade.

Desde 2014, sou reconhecido pela Microsoft como XBOX MVP (Most Valuable Professional), contribuindo diretamente com outros MVPs espalhados pelo mundo para melhorar o relacionamento da empresa com os consumidores de Xbox.

UBERLÂNDIA

E depois de alguns anos morando na “cidade modelo”, o fim da universidade e o PXB se cruzaram em uma oportunidade de trabalho em Uberlândia, Minas Gerais, para atuar como designer de interface em uma startup que já em 2011 trabalhava no desenvolvimento de usabilidade e experiência do usuário em aplicativos mobile. A partir de então inciei a descoberta de uma nova e interessante face do design: a usabilidade e o design de interfaces.

Desde 2011 tenho voltado todas as atenções para esta área, aplicando os conhecimentos adquiridos para criar interfaces fáceis de usar, simples, bonitas e funcionais. Em 2017, iniciei os estudos de pós-graduação em Design de Serviços, na Universidade Positivo, a fim de expandir os conhecimentos em design para poder aplicá-los na criação e desenvolvimento de novos produtos/projetos.

ATUALMENTE EM UBERLÂNDIA SÔ

OFFICE & PLAY Uberlândia – Minas Gerais